As celebrações litúrgicas da Semana Santa serão realizadas, como todos os anos, na Praça São Pedro. Entretanto, desta vez não terá a presença dos fiéis. O Vaticano anunciou a decisão, como forma de evitar a propagação ainda maior do coronavírus.
“Devido à atual emergência sanitária, todas as celebrações litúrgicas da Semana Santa serão realizadas sem a presença física dos fiéis”, afirmou o Vaticano em comunicado. “Da mesma forma, comunicamos que domingo, 12 de abril de 2020, a recitação do ‘Angelus’ pelo papa Francisco será transmitida apenas via ‘streaming’”, acrescentou o Vaticano.
As missas que serão afetadas são as seguintes: Domingo de Ramos, em 5 de abril; a Quinta-feira Santa, no dia 9 de abril; a Sexta-feira Santa, e o Caminho da Cruz no Coliseu Romano, no dia 10 de abril; o Sábado Sagrado da Vigília Pascal, em 11 de abril; e o Domingo de Páscoa, 12 de abril, com a benção Urbi et Orbi.
Até o dia 12 de abril, as orações de Angelus só podem ser assistidas no site do Vaticano. O Papa Francisco realizou audiências gerais e o Angelus sem fiéis desde a semana passada, quando o pontífice tem mantido uma distância prudente, recomendada por seus interlocutores. E a basílica e a Praça de São Pedro seguem fechadas, de acordo com as autoridades italianas, que mantém o país em quarentena.
No Vaticano, há uma pessoa confirmada com o coronavírus. Esta pessoa está em Roma, isolada no Hospital Gemelli. E, de acordo com a Igreja Católica, o Papa Francisco ora todas as manhãs pelas famílias e médicos que enfrentam a pandemia.