Empresa troca embalagens recicláveis por benefícios

Criar soluções para o desenvolvimento sustentável é o objetivo da Triciclo, empresa que recolhe embalagens recicláveis e faz a troca por benefícios. São 32 unidades da Retorna Machine em operação, distribuídas pela Grande São Paulo e pelas cidades Cuiabá, Rio de Janeiro e Manaus, que juntas recolhem cerca de 128 mil embalagens (como alumínio, plástico, aço e vidro) mensalmente. O material é enviado para o centro de triagem da Triciclo e depois abastece cooperativas e indústrias.

A coleta funciona de maneira simples. O usuário leva os itens que deseja reciclar até uma das máquinas e recebe pontos, que podem ser usados por ele mesmo, se decidir se cadastrar (pela própria máquina, aplicativo ou site da empresa).

Os pontos podem ser trocados por beneficios como um bônus na fatura de energia elétrica da Enel/SP, recarga de vale-transporte (Bilhete Único, Cartão BOM e MTU), desconto na Livraria Saraiva, crédito em telefonia pré-paga (Oi, Vivo, Tim, Claro e Nextel) e crédito na conta Pagbank. Até o momento, mais de R$ 250 mil foram revertidos em créditos e descontos para os 140 mil usuários cadastrados.

Caso a pessoa prefira não se identificar, pode doar os seus pontos para instituições filantrópicas parceiras da Triciclo, como Projeto Arrastão, Casa do Zezinho, Fundação Fenômenos, Instituto Viver e Sorrir e Casa Nazaré.

A empresa foi fundada em 2015 com o objetivo de incentivar as pessoas a reciclar mais. A inspiração foram alguns modelos em operação em outros países. “A ideia era trazer para o Brasil um novo meio de coleta que estivesse acessível para o cidadão e trouxesse algum benefício para o setor privado”, diz Felipe Cury, cofundador da empresa e atual CEO.

“O usuário começou a utilizar nosso equipamento, foi fidelizado e entendeu a proposta. Isso despertou o interesse do setor privado em patrocinar o nosso projeto”, diz Cury. Como exemplo, ele cita uma campanha com a Unilever e a Drogaria São Paulo em que a pessoa depositava uma embalagem da fabricante de bens de consumo e recebia voucher de desconto no e-commerce da farmácia.

Com o sucesso da Retorna Machine, a Triciclo decidiu criar mais projetos. Um deles é a Recicla Pharma: também uma máquina, mas destinada ao varejo farmacêutico, coletando medicamentos vencidos, caixas de remédio, cosméticos, aerossol, embalagens de produtos de higiene pessoal e outros.

O terceiro projeto é Deixaki, feito para a coleta de itens de grande volume. “São contêineres marítimos de dois por nove metros”, diz Cury. Poderá ser entregue uma maior variedade de materiais, como alumínio, plástico, papel, aço, vidro, chaparias, cobre, eletrônicos, óleo vegetal, lâmpadas e resíduos perigosos, entre outros. Ambos os novos projetos também oferecem benefícios em troca e serão lançados no primeiro trimestre de 2021. “A expectativa é terminar o ano com crescimento de pelo menos 200%”, diz Cury.

One thought on “Empresa troca embalagens recicláveis por benefícios

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: