Reino Unido quer acabar com lavagem de dinheiro e terrorismo com criptomoedas

A agência que regula as finanças do Reino Unido está procurando especialistas, para treinar sua equipe para detectar lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo internacional através de criptomoedas, entre outros ativos criptográficos.

A Autoridade de Conduta Financeira (FCA) ofereceu a empresas terceirizadas um contrato de £ 500.000 (R$ 3.7 milhões). de acordo com a notificação pública, o período de contratações do edital vai até o dia 16 de dezembro.

O contratante deverá oferecer acesso a uma plataforma que suporte a análise eficiente de dados envolvendo blockchain e criptomoedas, além de oferecer treinamento e suporte continuo para esta plataforma.

A notificação foi publicada na semana passada, assim como com uma declaração do Departamento de Justiça dos EUA dizendo que o Reino Unido e os EUA trabalharão em conjunto para combater o terrorismo e o crime cibernético.

“Tanto o procurador-geral adjunto quanto o secretário do Interior se comprometeram e concordaram em aumentar o foco no uso ilícito de criptomoeda e ransomware, bem como em continuar o diálogo sobre ameaças emergentes à segurança nacional”, disse o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, referindo-se a Procuradora-Geral Adjunta Lisa Monaco e a Secretária do Interior do Reino Unido, Priti Patel.

Em um caso relacionado a riscos de criptomoeda no terrorismo, um consultor de vendas de 28 anos na Grã-Bretanha foi condenado a 12 anos de prisão em setembro após ser condenado por usar bitcoin para financiar o grupo terrorista do Estado Islâmico na Síria.

A FCA no início deste ano disse que um número significativamente grande de empresas de criptomoeda não estava atendendo aos padrões exigidos contra a lavagem de dinheiro, deixando-as sem proteção contra o crime.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: