Festa de 70 anos de Reinado de Elizabeth II terá quatro dias de celebração

Entre os dias 2 e 5 de junho, o Reino Unido celebrará o jubileu de platina, que comemora os 70 anos de reinado da Rainha Elizabeth II. O palácio de Buckingham anunciou os detalhes da programação nesta segunda (10).

Elizabeth Alexandra Mary Windsor foi coroada rainha aos 25 anos, no dia 6 de fevereiro de 1952, logo após a morte de seu pai, o rei George VI. Hoje, com 95 anos, a rainha comemorará seus 70 anos de reinado sendo a primeira monarca a atingir tanto tempo com a coroa.

Atualmente Elizabeth II é soberana na Inglaterra, Reino Unido e a Commonwealth, aliança de vários países, entre eles a Jamaica, Canadá e Camarões. Na América do Sul, por exemplo, a Rainha exerce influência sobre a Guiana, Estado que faz divisa com Roraima e o Pará.

Para celebrar a ocasião, o Palácio de Buckingham anunciou quatro dias de festas que começarão em 2 de junho, aniversário da coroação de Elizabeth 2ª em 1953 na Abadia de Westminster, na primeira e até agora única cerimônia deste tipo televisionada no Reino Unido.

Entre os festejos reais, haverá um projeto chamado “Jubilee Green Canopy”, com o plantio de mais de 60 mil árvores em todo o país em 2022. E outra iniciativa envolverá um concurso nacional, para criar uma “nova sobremesa dedicada à rainha”. Os cinco finalistas farão suas receitas para um júri, que terá incluso o chefe da cozinha do palácio.

As celebrações começarão com um desfile pelo centro de Londres, onde mais de 1.000 soldados, cavalos e músicos marcharão no tradicional Trooping the Colour, que costuma comemorar anualmente o aniversário da rainha, mas não é realizado desde o início da pandemia após ser cancelado em 2020 e 2021.

Depois, perpetuando uma tradição centenária, 1.500 povoados e cidades do país, os territórios ultramarinos e os países da Commonwealth acenderão um ‘caldeirão’ para celebrar o jubileu.

Em 3 de junho acontecerá uma cerimônia religiosa na Catedral St Paul de Londres.

No dia seguinte, o Palácio de Buckingham receberá um grande show no qual participarão “as maiores estrelas do mundo para celebrar alguns dos momentos mais importantes do reinado”.

E em 5 de junho estão previstas mais de 200.000 “festas de bairro” organizadas por voluntários em todo o país.

As festividades serão encerradas com um grande desfile em Londres que contará com “teatro, circo, música e arte de rua”.

%d blogueiros gostam disto: