Reino Unido e Irlanda irão se candidatar como sede da Euro 2028

Cinco federações de futebol entraram na corrida para serem sede da Euro 2028, ao mesmo tempo que anunciaram a desistência da Copa do Mundo de 2030. As quatro nações do Reino Unido, mais a Irlanda, querem ser a sede do torneio europeu de seleções no ano de 2028.

“Sediar uma Eurocopa oferece um rendimento similar (ao de uma Copa do Mundo) para os investimentos. O torneio europeu resulta em um custo muito menor e um potencial de que os benefícios sejam alcançados antes”, disse a nota oficial da candidatura.

As cinco federações avaliaram vários elementos, decidindo pela Eurocopa, o “terceiro maior evento esportivo do mundo”. A última edição da Euro, realizada em 2021, teve como sede diversas cidades europeias, mas a fase final aconteceu em solo inglês, com a Itália se sagrando campeã em Wembley.

As federações continuarão trabalhando com os respectivos governos para os próximos passos para a candidatura à Euro. Já quanto a Copa do Mundo, o prazo de inscrições termina em março, com o anúncio da sede sendo realizado em setembro deste ano, dois meses antes da Copa do Mundo deste ano, no Catar.

Há dois nomes em potencial para receber o evento: Espanha e Portugal, que por sua proximidade geográfica e histórica querem dividir o torneio assim como Japão e Coreia do Sul fizeram em 2002, e um quarteto sul-americano formado por Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

Tudo indica que a Copa do Mundo de 2030 aconteça em solo sul-americano, por se tratar da edição que comemorará os 100 anos do torneio. Em 1930, foi no Uruguai que o primeiro torneio aconteceu, com vitória do time da casa.

A próxima Copa do Mundo, de 2026, já tem sede definida. Será realizada na América do Norte, em sedes divididas entre Canadá, Estados Unidos (que volta a sediar uma Copa desde 1994) e México (que já foi palco de dois torneios, em 1970 e 1986).

%d blogueiros gostam disto: