Um repórter da BBC apresentou uma imagem que chamou muita atenção dos brasileiros. Tratava-se de uma jaca à venda por 160 libras, aproximadamente R$ 1.120, em uma barraca do Borough Market, o mercado mais famoso de Londres.
Muitos brasileiros se assustaram com a imagem, pois a jaca pode ser encontrada no Brasil de maneira simples, vendida a menos de R$ 5.
1000 reais a jaca pic.twitter.com/oYDnOUKMvR
— Ricardo Senra (@ricksenra) February 12, 2022
A fruta, que é comum para brasileiros, é considerada exótica no exterior, com uma demanda crescente. E, o ponto de venda influencia, e muito, no preço de qualquer produto. Há locais em que é possível colhê-la do pé e de graça. Em outros, ela é extremamente cara.
Mas o que aumenta o preço da jaca no exterior é o seu processo de comércio internacional, que é bastante complexo e arriscado. Por ser perecível, sazonal e pesada, a fruta passa por várias questões.
A jaca é pesada, amadurece muito rápido e tem um aroma peculiar. Pesando até 40 quilos, a fruta não é original do Brasil, sendo uma espécie “invasora” da Mata Atlântica. É um fruto extremamente perecível e tem vida útil mais baixa nas prateleiras. O que torna a sua operação para levá-la a Londres, algo muito complexo, que influencia em seu preço.
A semana tem aumentado, também, por causa dos vegetarianos e veganos, pois a textura da jaca se assemelha a carne de vaca e porco, sendo um substituto. No Reino Unido, estima-se que 3,5 milhões de pessoas sejam veganas. Porém, quando amadurece, e esse processo é muito rápido, a fruta já não serve mais a esse propósito, pois ganha sabor adocicado e acaba só servindo para sobremesas.
Até é possível comprar jaca enlatada em conversa em mercados britânicos, por três libras, mas o sabor não é o mesmo.
Além disso, nos principais países que a cultivam e a exportam, no Sul e Sudeste da Ásia (ela é a fruta nacional de Bangladesh), faltam cadeia de comercialização e práticas pós-colheita, prejudicando sua distribuição e seu envio ao exterior. Estima-se, por exemplo, que 70% de toda a produção seja perdida por causa disso.
Na Índia, por exemplo, a jaca é vista como indesejável e estigmatizada como uma fruta para pessoas de baixa renda.