O Brasil é bicampeão mundial de Futsal Down

O Brasil se tornou bicampeão mundial de futsal Down, após vencer a Argentina por 5 a 1, em torneio realizado em Lima, no Peru. O time, comandado pelo técnico Cleiton Monteiro, comemorou muito a vitória. “Estou bastante contente, trabalhamos muito para conquistar os dois Mundiais”, disse o treinador.

A seleção brasileira se consagrou campeã de forma invicta. Foram cinco jogos e cinco vitórias. Julio Silva, com 21 gols, foi o artilheiro da competição. O Brasil também teve o melhor ataque, com 51 gols, e a melhor defesa, com apenas 4 gols sofridos.

Além da Argentina, o Brasil também venceu Uruguai, Chile e Turquia, na fase de grupos, além de Portugal, na semifinal. A seleção brasileira de futsal Dawn tem sido destaque nos últimos anos.

Cleiton explica que o sucesso do time se dá, principalmente à dedicação dos atletas.

“Concentramos dias antes [do Mundial] no Centro de Treinamento Paralímpico [em São Paulo] e a seleção mostrou a diferença de uma concentração, de um treinamento. O Brasil vem crescendo bastante no cenário do futsal Down e estamos muito felizes pela conquista”, disse o técnico.

Mas o treinador lembrou que o time quase não participou da competição, pois não tinham recursos para a viagem até o Peru. Uma vaquinha foi realizada, para arrecadar os R$ 260 mil necessários para os custos da viagem, mas foram arrecadados pouco mais de R$ 60 mil.

E como o futsal Down não é um esporte do programa paralímpico, a captação de recursos se torna mais difícil. Mas uma marca de salgadinhos e uma empresa de lâminas de barbear fecharam patrocínio, possibilitando a disputa.

“Fizemos os treinamentos online e conversamos muito. Eles estudaram o que é o futsal e quais as novas metodologias de treinamento. Assim que conseguimos retornar aos treinos presenciais, eles colocaram tudo em prática e isso fez bastante diferença. Foi bem legal”, contou o técnico.

%d blogueiros gostam disto: