Em Nursultan, capital do Cazaquistão, um homem de 37 anos se pendurou em uma janela no oitavo andar do prédio onde mora para salvar uma criança. Sabit Shontakbaev estava a caminho do trabalho quando passou pelo local e viu uma multidão se aglomerando. Ele não hesitou ao perceber o perigo que o bebê corria.
O bebê, de três anos, estava sozinha em casa e em situação de perigo. Vendo a cena perigosa, ele não hesitou e escalou o prédio, para salvar a criança. O homem subiu até o sétimo andar, e entrou no apartamento abaixo da casa da criança.
Ele contou que se estendeu para fora da janela para alcançar o bebê, enquanto um amigo segurava as pernas dele.
“Naquele momento não pensei em nada, só queria ajudá-la. Depois fui direto trabalhar”, contou, como se o que ele fez fosse algo comum…
Veja como foi o resgate:
Uma equipe de resgate havia sido chamada para resgatar a criança, mas Shontakbaev chegou primeiro. Sabit escalou o prédio rapidamente e resgatou a menina que saiu da situação sem ferimento.
O escalador foi reconhecido como um herói.
O vice-primeiro-ministro de Situações de Emergências, Major General Kulshimbayev, ofereceu uma medalha de “Coragem em Situações de Emergência” a Shontakbaev.