Rainha Elizabeth II celebra hoje 70 anos de reinado. Saiba o que é o seu Jubileu de Platina.

Desde o início do ano, quando foi anunciado os eventos referentes ao Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II, muitos fãs da monarca aguardam ansiosamente a data e os eventos comemorativos. Assim, hoje é o dia em que a Rainha do Reino Unido comemora seus 70 anos de coroação.

Para celebrar a data, o país teve decretado um feriado bancário durante os festejos. O que significa que muitos britânicos terão um feriadão de quatro dias em meio a diversas celebrações pela coroação da Rainha.

Conhecido com o Jubileu de Platina, a data segue à risca o significado da palavra, uma vez que “jubileu” significa “a celebração de um evento importante que aconteceu há muitos anos”. A origem da palavra é bíblica, onde se dizia que o jubileu marcava o fim de sete ciclos dos anos sabáticos (ou shmita), que caíam de sete em sete anos.

O jubileu bíblico, assim, surgia a cada 49 ou 50 anos, se referindo a um ano especial com o perdão dos pecados do povo judeu, o que rendia também libertação de escravos e perdão de dívidas. Hoje em dia, a palavra serve para se referir celebrações especiais, como anos de reinado.

Desta forma, Elizabeth II completa em 2022 70 anos no reinado. E já passou pelos seguintes jubileus, conforme o passar dos anos:

Jubileu de Prata: 25º aniversário

Jubileu de Rubi: 40º aniversário

Jubileu de Ouro: 50º aniversário

Jubileu de Diamante: 60º aniversário

Jubileu de Safira: 65º aniversário

Jubileu de Platina: 70º aniversário

O início dos jubileus no Reino Unido

As primeiras menções a comemoração dos jubileus reais no Reino Unido tem registros nos tempos do reinado de George III, avô da rainha Victoria. Ele celebrou o Jubileu de Ouro, o que comemorava 50 anos de sua coroação, em 1809. Houve celebração no Reino Unido e nas colônias.

Muitos anos depois, em 2022, Elizabeth II terá seu Jubileu de Platina comemorado em evento que uma fonte próxima ao Palácio de Buckingham afirmou que será “um espetáculo para os olhos”.

No dia 4 de junho terá um show, com presença aguardada de mais de 250 mil pessoas, que tiveram uma inscrição previamente feita, além de 10 mil convidados do Palácio. Todos acompanharão um concerto de verão que será parte dos festejos.

Como será o Jubileu de Platina da Rainha?

Elizabeth II terá seu Jubileu iniciado hoje (2), com o tradicional desfile militar “Trooping the Colour” em Londres, que terá um sobrevoo de aviões modernos e históricos. É esperado uma aparição da Rainha na varanda do Palácio de Buckingham, embora o Palácio já afirmou que, por questões de mobilidade, Elizabeth II decidirá se aparecerá nos eventos no dia de cada atividade.

Na sexta (3), haverá um serviço de ação de graças na Catedral de São Pedro, também em Londres, e no sábado (4) é esperada a presença da monarca na corrida de cavalos Derby. No mesmo sábado haverá o show, no lado de fora do Palácio de Buckingham, com shows de nomes como Queen, Duran Duran e Diana Ross.

Sexta-feira haverá um serviço de ação de graças na Catedral de São Paulo, em Londres, enquanto no sábado a rainha deve participar da corrida de cavalos Derby com outros membros da família. Mais tarde, haverá um show do lado de fora do Palácio de Buckingham, com o grupo de rock Queen, a banda pop Duran Duran e a cantora norte-americana Diana Ross.

E no domingo (5), festas de rua e um desfile por Londres terminarão as comemorações dos quatro dias de festas.

70 anos de Elizabeth II

Elizabeth II tornou-se a rainha da Grã-Bretanha e da Commonwealth (o que inclui nações como Canadá, Austrália e Nova Zelândia), em 6 de fevereiro de 1952, quando sei pai, o Rei George VI, faleceu. Ela estava no Quênia em viagem internacional.

Quando a monarca ascendeu ao trono, o mundo estava recém-saído da Segunda Guerra Mundial, com Josef Stalin ainda comandando a então União Soviética e Harry Truman sendo o presidente dos EUA. Wiston Churchill, nome forte entre os britânicos no conflito dos anos 40, era novamente o primeiro-ministro do país, após um tempo ausente.

Em setembro de 2015, Elizabeth II se tornou a rainha com o reinado mais longo em quase mil anos de história, em uma linhagem que se inicia ao rei Guilherme I e a conquista da Inglaterra no ano 1066.

Suas sete décadas no trono a marcaram como um símbolo de estabilidade para o país, em tempos de grandes mudanças no mundo, nas esferas políticas, sociais e econômicas. “Não apenas sua majestade tem sido uma presença constante na vida da maioria de seus súditos, mas também é o terceiro monarca mais antigo da história mundial”, disse o presidente da Câmara dos Comuns do parlamento em um comunicado.

Mesmo com uma certa indiferença quanto a monarquia pelos mais jovens, a Rainha continua sendo uma figura muito popular e respeitada, de acordo com várias pesquisas.

%d blogueiros gostam disto: