Lewis Hamilton agradece o recebimento de título de cidadão honorário do Brasil

Lewis Hamilton, heptacampeão mundial de Fórmula 1, recebeu recentemente o título de cidadão honorário do Brasil. E agradeceu com uma mensagem: “Obrigado Brasil. Amo vocês, não vejo a hora de ver vocês de novo”. O título é oferecido a pessoas em reconhecimento a boas atitudes no país e foi entregue pela Câmara dos Deputados.

O projeto tem como autor o Deputado Federal André Figueiredo (PDT-CE), e não precisa de aprovação do Senado. O texto explica que Hamilton, tendo como grande ídolo Ayrton Senna, e demonstrando sempre o amor que tem pelos brasileiros, costuma exaltar a bandeira do Brasil.

No último Grande Prêmio de São Paulo, após uma vitória histórica, em uma corrida na qual o piloto inglês contou com grandes problemas por todo o final de semana, ele comemorou a vitória carregando uma bandeira do Brasil em seu carro, em gesto que repetia a atitude de Ayrton Senna, que erguia a bandeira em suas vitórias.

A iniciativa de oferecer o título de cidadão honorário surgiu logo após o GP de São Paulo: “Ao fim da corrida, Hamilton repetiu Senna ao carregar a bandeira brasileira em uma volta de consagração pelo autódromo e ergueu o pavilhão nacional no pódio durante a premiação. Esse gesto de respeito à memória do maior piloto brasileiro repercutiu em todos e cada um de nossos cidadãos”, diz o texto.

A resolução (PRC 79/21), sugerida pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE), recebeu parecer favorável do relator em Plenário, deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR).

O texto reforça que a homenagem pode ser oferecida a estrangeiros, mesmo que eles não tenham nascido no país. Lewis, desta forma, se tornará um “brasileiro” por título. Durante defesa do voto, o relator Jhonatan de Jesus falou sobre a proximidade de Lewis Hamilton com o Brasil, caracterizando como “profunda e emocionalmente forte”.

E além de sua atitude com a bandeira brasileira, também foi destacado o posicionamento do piloto, que sempre esteve em defesa de relevantes pautas, como o meio ambiente, defesa dos animais, direitos dos negros, das mulheres e diversos temas dos direitos humanos”

“Esperamos que esse gesto nos ajude no processo de reconciliação nacional e de retomada de nossos símbolos nacionais como patrimônio de todos os brasileiros”, completa o texto. Haverá uma sessão solene para entrega da homenagem, em data a ser marcada.

%d blogueiros gostam disto: