União Europeia decide pela padronização de carregadores de celular

A União Europeia decidiu, através de seu Parlamento, padronizar o uso de carregadores para celulares. A medida, que por enquanto é provisória, busca facilitar a vida dos consumidores, e também diminuir a quantidade de lixo eletrônico.

Tanto os países membros quanto as fabricantes que atuam no bloco deverão se adequar ao novo modelo até 2024. Todos os modelos europeus deverão contar com a saída USB-C, independente do modelo que seja. E a medida se estende para outros equipamentos eletrônicos, como e-readers, tablets, câmeras digitais ou videogames.

“Telefones celulares, tablets, e-readers, fones de ouvido, câmeras digitais, fones de ouvido e headsets, consoles de videogame portáteis e alto-falantes portáteis recarregáveis ​​por meio de um cabo com fio terão que ser padronizados”, afirmou Margrethe Vestager, vice-presidente da Comissão Europeia.

Só na Europa, são gastos em cabos e adaptadores o equivalente a R$ 13 bilhões por ano.

Tal medida, fez com que a Apple questionasse a mudança. Até o seu modelo mais atual de iPhone, os smartphones da companhia usam a porta Lightning, de propriedade da empresa, para recarga, além do carregamento sem fio.

A empresa, que seria uma das mais atingidas com a mudança, disse para a União Europeia que a regra tornaria obsoletos até um bilhão de dispositivos iOS, que usam o Lightning. Entretanto, a própria companhia já está observando estas mudanças, pois o seu iPad mais recente já conta com porta USB-C.

%d blogueiros gostam disto: