Hoje é o dia da maior superlua de 2022

A maior superlua de 2022 aparecerá hoje, no dia 13 de julho. Chamada de “lua dos cervos”, a Lua cheia estará ainda maior do que o habitual. Para somar ao evento astronômico, o cometa K2 também poderá ser visto da Terra.

A superlua é chamada de Lua dos Cervos, por causa dos chifres que crescem na cabeça dos cervos nesta época do ano nos EUA, em que os dias são de verão e altas temperaturas.

No horário de Brasília, a superlua começará a ser vista a partir das 15h38, enquanto que, no Reino Unido, o horário para o início do evento está previsto para começar às 19h38, no horário britânico de verão.

Na quinta, em 14 de julho, a passagem do cometa C/2017 K2, conhecido como PanSTARSS, também poderá ser visto da Terra. O cometa vem da Nuvem de Oort, considerada por astrônomos como a “fronteira” entre o nosso sistema solar e o “espaço interestelar”.

Ele foi descoberto em maio de 2017, ele tem algo entre 14 e 80 quilômetros (km) de raio e aproximadamente 800 mil km de cauda, efetivamente sendo um objeto de grande escala, embora seu núcleo seja relativamente “normal”.

Segundo a Organização EarthSky, uma plataforma norte-americana de informações sobre o céu, o cometa K2 vem se aproximando da Terra em direção ao Sol e agora finalmente poderá ser visto.

%d blogueiros gostam disto: