Estudo afirma que chocolate reduz a pressão arterial e protege o coração

Um estudo da Universidade de Surrey, no Reino Unido, comprovou que o cacau, a matéria prima do chocolate, é eficiente na redução da pressão arterial, e também em deixar os vasos sanguíneos mais elásticos. Isso se deve ao nutriente flavonoide, responsável pela ação protetora.

“Os remédios tradicionais não funcionam para uma boa proporção de pessoas, então, podemos começar com uma intervenção de saúde como essa, por meio dos flavonoides, em alguns grupos”, afirmou Christian Heiss, autor do estudo, em entrevista ao jornal The Sun.

Para a pesquisa, a equipe responsável pelos estudos escolheram 11 pessoas saudáveis, sem problemas cardiovasculares. Estas pessoas ingeriram, por oito dias, um suplemento de flavonoides ou um placedo. O extrato da pílula corresponde à quantidade de flavoniodes presentes em 500 gramas de chocolate amargo.

Todos os voluntários receberam um monitor de pressão arterial e um clipe de dedo, para medir a velocidade do sangue. As medidas foram feitas durante o dia, de hora em hora. A análise dos dados fez com que os pesquisadores chegassem à conclusão de que o consumo do suplemento diminuiu significativamente a pressão e a rigidez arterial dos participantes.

A diminuição da pressão aconteceu na faixa normal, sem ser algo problemático para os voluntários. O próximo passo deste estudo será testar o mesmo suplemento, mas em pessoas com doenças cardiovasculares.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: